quarta-feira, junho 22, 2005

 

Solstício

Não sabia que havia estações diferentes, por mais estranho que isso possa soar àqueles tão acostumados com a gradual mudança de cenário e cores. Vivi grande parte de minha vida na mesma estação. E havia algo diferente, e aos poucos aprendi sobre isso, e conheci a transição, e meus dias se tornaram cada vez mais longos. E eu me acostumei e gostei.

Chegava ao meu primeiro solstício, o de verão, sem ao menos sabê-lo. Só sentindo. E gostava tanto que passou a ser minha estação. Mas não pôde, nem podia: pois solstício que é só solstício dura apenas um dia.

Pensava então voltar ao confortável chiarOscuro. Novo engano, novo dano: os dias se encurtavam cada vez mais, e então conheci o segundo, o solstício de inverno. Que durou tanto e foi tão escuro e tão frio que não me acostumei. Custa acreditar que tenha durado um dia, o dia mais curto: e que ao mesmo tempo, do lado outro, para outrem, tenha havido solstício de verão.

Pouco a pouco, os dias mais longos. E então sim, estava em minha estação-estância. Mas era isso? Poderia aceitar que não houvesse mudança depois de conhecer meu solstício? O ponto mais alto?

Não. Busco renovação, movimento. Acendo uma fogueira, a Agni, a João, ao Fogo, ao Sol! Exorcizo, dou forças ao Sol, volto à Idade Média; dou-Lhe forças para que Ele doure, para que Ele não desista de mim, de nós.

Comments:
Conhecendo o Inverno amamos o Verão. Quente, doce, dias prolongados que nos alongam o corpo, a pele e o sorriso. Sorrio sempre para o Sol porque o amo de verdade. Amo-o lúcido, porque conheço a Lua das noites em que se cola ao meu espírito e se espraia na minha alma. Amo-a também... irracionalmente.
 
mais do que de acordo: mas às vezes é custoso amar a escuridão, e melhor mesmo é amar o reflexo de luz que nos chega...

Without the bitter, the sweet ain't as sweet, já muito bem colocado em certo remake... :-)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?